PROJETO OFICIAL
XII Encontro Alagoano dos Estudantes de
Pedagogia - EAEPe
A Regulamentação da Profissão do
Pedagogo
Universidade Federal de Alagoas
28 de abril a 01 de maio de 2012
Maceió
2012
SUMÁRIO
1.
Apresentação
2.
Justificativa
2.1
O
caráter do Encontro
2.2
O
caráter do Tema
3.
Objetivo
3.1
Objetivo
Geral
3.2
Objetivos
Específicos
4.
Eixos
temáticos
5.
Público
Alvo
6.
Metodologia
7.
Coordenações
7.1
Coordenação
Geral
7.2
Coordenação
de Infra- Estrutura
7.3
Coordenação
Financeira
7.4
Coordenação
Científica
7.5
Coordenação
de Comunicação
7.6
Coordenação
de Credenciamento
7.7
Coordenação
de Alimentação
7.8
Coordenação
Artístico/Cultural
7.9
Coordenação
de Segurança
8.
Cronograma
de atividades
9.
Inscrições
10.
Extras
11.
Contatos
da Organização do XIII EAEPe
12.
Programação
13.
Referências
- Apresentação
O
Encontro Alagoano dos Estudantes de Pedagogia – EAEPe deve ser realizado
anualmente pela Executiva Alagoana de
Estudantes de Pedagogia em conjunto com entidades que representam os estudantes
do curso como CA’s e DA’s, e instituições que ofertam o curso em todo o estado
de Alagoas como a Universidade Federal de Alagoas - UFAL, a Universidade
Estadual de Alagoas – UNEAL, bem como Instituições Superiores privadas como CESMAC, Raimundo Marinho, FACIMA, Maurício
de Nassau, entre outras.
A
Executiva Alagoana dos Estudantes de Pedagogia – ExAEPe é a entidade de
representação das/os estudantes de Pedagogia de Alagoas. Dentre os organismos
deliberativos da Executiva Estadual, o EAEPe é a maior instância, por ocorrer
durante sua realização às eleições para a composição da próxima gestão de
coordenação, além de eleger os representantes do estado de Alagoas na Executiva
Nacional de Pedagogia - ExNEPe.
Após
seis anos sem Executiva e sem Encontro Estadual, a Gestão Motivação - 2011/2012
do Centro Acadêmico Paulo Freire – CAPed/UFAL entende a importância de reparar
essa ausência ou lacuna de representação política e de fortalecer nosso papel
dentro do movimento estudantil, dando continuidade a luta por uma educação
pública, gratuita e de qualidade.
Finalmente,
em Abril/Maio de 2012, na sua 12° edição, o encontro será sediado na cidade de
Maceió com a temática: “A REGULAMENTAÇÃO
DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO”, com organização do Centro Acadêmico Paulo Freire
– CAPed/UFAL e contará com o apoio do
Centro de Educação – CEDU/UFAL, bem como da Universidade Federal de Alagoas -
UFAL.
Durante o evento, pretende-se discutir sobre a
profissão do pedagogo, a criação dos Conselhos Regionais de Pedagogia, os
planos nacional e estadual de educação, os campos de atuação do pedagogo, bem como as maneiras de atuação dos estudantes do curso no
estado de Alagoas diante da situação atual da educação e como poderemos
contribuir para tal discussão.
O encontro será sediado na Universidade Federal de Alagoas, no
Campus A. C. Simões no município de Maceió, no período de 28 de abril a 01 de
maio de 2012.
- Justificativa
4.1
Caráter do Encontro
O XIII
Encontro Alagoano de Estudantes de Pedagogia – EAEPe – reunirá os estudantes de
pedagogia de todo o estado de Alagoas, além de observadores e participantes de
outros cursos e áreas.
O
Encontro se configura como um espaço de grandes potencialidades para troca de
saberes e experiências diversas, para o fortalecimento da luta do Movimento
Estudantil de Pedagogia em Alagoas, para ampliação da consciência de classe e
papel social enquanto pedagogo. É também uma ótima oportunidade de conhecer as
diversas realidades educacionais do nosso estado.
O
XIII Encontro Alagoano de Estudantes de Pedagogia tem caráter estatutário,
sendo este o espaço onde será votado e aprovado o estatuto da Executiva
Alagoana de Estudantes de Pedagogia e seus membros, bem como as bandeiras de
luta dos estudantes de pedagogia do nosso estado.
4.2 Caráter do Tema
Trazemos
como tema “A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO” por entender que se
faz necessário ainda propormos uma discussão sobre a identidade do PEDAGOGO em relação aos profissionais
escolares, fazendo assim a diferenciação entre PEDAGOGIA e DOCÊNCIA ESCOLAR e EDUCAÇÃO e
ENSINO ESCOLAR.
O espaço de Educação e do Pedagogo é muito maior que
a escola, perpassando pela família, comunidade, etc., porém lamentavelmente a
LDB, que seria as diretrizes e bases da Educação Nacional torna-se a Lei de
diretrizes e bases do Sistema de Ensino Escolar Nacional.
A ação não-escolar do Pedagogo, e até mesmo a ação
escolar com a complexidade que a contemporaneidade exige, já não permite mais
que uma simples formação em licenciatura, para a ação docente escolar o
qualifique a atuar com qualidade no exercício profissional da Educação (seja
nas funções de docência, gestão e pesquisa ou qualquer outra que se faça
necessária).
Educar já não é mais um ato nato ou de sacerdócio e
tampouco mero ensino por meio de transmissão de conhecimento que presume
aprendizagem. Educar é um ato complexo, técnico, metodológico e que exige
profissional habilitado, capacitado, qualificado e dotado de habilidades e
potencialidades básicas para que efetivamente ele aconteça.
Assim, diante da importância da educação no Processo de Desenvolvimento
Humano e também de Desenvolvimento Social, Político e Econômico é que buscam regulamentar
a profissão de PEDAGOGO, a fim de organizar com qualidade os Sistemas Escolares
de formação deste profissional e exercer uma fiscalização adequada para que o
exercício profissional no âmbito educacional, desse profissional seja de
qualidade e acima de tudo dentro das bases Éticas exigíveis a quem conduz
processos educativo-formativos com implicações muito amplas e complexas na vida
humana e na construção social dos aspectos de justiça social e bem comum.
Propomos então uma discussão que perpasse pelo
substitutivo da Comissão de Educação Cultura e Desporto ao projeto de lei nº
4.746, de 1998, de autoria do então deputado Arnaldo Farias de Sá, este projeto
pretende regulamentar o exercício da profissão do Pedagogo, para
tanto, estabelece a formação necessária ao exercício da profissão e as
atividades que são da competência privativa do pedagogo nas instituições de
ensino e em outros espaços educativos. Torna obrigatória a inclusão de um
pedagogo nas equipes governamentais encarregadas da elaboração e execução de
planos, estudos, programas e projetos educacionais.
Determina que as empresas de prestação de serviços
educacionais mantenham um pedagogo como responsável técnico. Define os regimes
de trabalho em que o pedagogo poderá exercer suas atividades e, finalmente,
anuncia a criação, “dentro do prazo legal” de Conselho Federal e Conselhos
Regionais de Pedagogia.
Segundo
o relator Átila Lira, a regulamentação da profissão é importante e necessária
para “oferecer a sociedade instrumentos para controlar a qualidade do exercício
da profissão e exigir o cumprimento dos deveres e direitos dos profissionais”[1].
Afirma ainda que a LDB é clara quanto à formação, às competências e
responsabilidades dos pedagogos para o exercício de suas atividades no âmbito
da educação. Em seu artigo 64 estabelece que:
A formação de profissionais de educação para
administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para
a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível
de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida nesta formação
a base comum nacional.
Além disso, destaca o papel
deste profissional:
“Art. 3º O ensino será
ministrado com base nos seguintes princípios: (...);
III – pluralismo de idéias e de concepções
pedagógicas; (...).
Art. 12. Os estabelecimentos de ensino,
respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência
de:
I – elaborar e executar sua proposta pedagógica;
(...).
Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
I – participar da proposta pedagógica do
estabelecimento de ensino; (...).
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as
normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com
as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I – participação dos profissionais da educação
na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e
local em conselhos escolares ou equivalentes.
Art.15. Os sistemas de ensino assegurarão às
unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos
graus de autonomia pedagógica (...).
Segundo o relator a controversa se dá na
regulamentação da profissão, pois, de um lado, os defensores da
regulamentação da profissão de pedagogo propõem a definição da formação e das
competências requeridas, e a criação e definição de regras para funcionamento
de um órgão de fiscalização e controle do exercício profissional. De outro
lado, está a posição daqueles que argumentam que a profissão já está regulamentada
nas leis educacionais, sendo o controle do exercício da profissão realizado pelos
órgãos públicos encarregados da área de educação em âmbito municipal, estadual
e federal, sendo dispensada a criação de novos órgãos e instâncias para esta
finalidade, inclusive pelo risco de burocratização e corporativismo daí decorrentes.
Dessa
forma o substitutivo reafirma a formação e as atividades a serem desenvolvidas
pelos pedagogos de acordo com a LDB, eximindo a criação dos conselhos por
entender que a atividade está regulamentada pelas leis educacionais.
Dentro
desse tema há a intenção de conhecer o espaço da docência em meio aos saberes
teóricos que atrelam a base científica da formação do pedagogo na universidade,
reproduzindo e atribuindo implicações enfáticas a este profissional apenas no
campo da docência, camuflando os diversos segmentos de atuação do pedagogo,
como as empresas, o campo, o hospital, dentre outros.
Os cursos de formação
superior devem oferecer condições para formação destes futuros profissionais,
buscando atender as pluralidades que envolvem o exercício dessa profissão, quer
seja em espaços escolares e não-escolares. Nesse continum, concordamos com LIBÂNEO e PIMENTA (1999), que o curso de
Pedagogia-Licenciatura contemple uma
“[...] formação teórica, científica e técnica
para interessados no aprofundamento da teoria e da pesquisa pedagógica e no
exercício de atividades pedagógicas específicas (planejamento de políticas
educacionais, gestão do sistema de ensino e das escolas, assistência
pedagógico-didática a professores e alunos, avaliação educacional, pedagogia
empresarial, animação cultural, produção e comunicação nas mídias.” (LIBÂNEO e
PIMENTA, 1999, p.256-257).
Neste
sentido, XIII o Encontro Alagoano de Estudantes de Pedagogia (XIII EAEPE),
abordará esta temática de forma dialógica, sendo este um canal para discussões
abertas e produtivas entre os participantes do evento, a fim de elucidar,
debater e difundir suas considerações, situando e sintetizando concepções e
análises referentes a Regulamentação da profissão do Pedagogo(a) no estado de
Alagoas e suas (des)associações do âmbito nacional.
- Objetivos
Promover um amplo espaço para discutir e refletir, de
forma propositiva, sobre a regulamentação da profissão do pedagogo e sua
formação, bem como fortalecer o movimento estudantil da Pedagogia e
reorganizar a Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia, organizando
nossas bandeiras de luta.
5.2 Objetivos Específicos
·
Reunir estudantes e profissionais da
área de Educação do Estado de Alagoas;
·
Discutir a regulamentação da profissão do pedagogo;
·
Discutir as Diretrizes Curriculares do
Curso de Pedagogia;
·
Avaliar os Planos do governo para a
Educação;
·
Promover vivências entre discentes,
profissionais da educação e a comunidade em geral;
·
Socialização de trabalhos científicos
desenvolvidos nas Universidades e Faculdades do Estado de Alagoas;
·
Buscar a integração entre universidade,
instituições superiores, a fim de fortalecer a política do MEPe em nosso
Estado.
·
Debater e aprovar um Plano de Lutas do
Movimento Estudantil de Pedagogia do estado;
·
Reestruturar e reorganizar a ExAEPe (Executiva
Alagoana dos Estudantes de Pedagogia).
4.
Eixos
Temáticos
I – (De)
Formação da identidade do Pedagogo
II –
Relação entre Educação e Estado
III
– Educação e Trabalho
IV –
Educação formal, não-formal e informal
5.
Público
Alvo
Estudantes do curso de Pedagogia das instituições de
Educação Superior do Estado de Alagoas; profissionais da área de educação;
comunidade acadêmica local e estadual.
- Metodologia
Dentro da
programação do Encontro planejamos mesas redondas, grupos de trabalho,
apresentação de trabalhos, oficinas e atividades culturais.
Credenciamento:
registro dos inscritos no 12º EAEPe, para que possam pegar o material do encontro
e ter acesso ao alojamento.
Solenidade
de Abertura: Agradecimentos aos parceiros que ajudaram na
construção do Encontro, com apresentação dos membros da organização. Introdução
do tema central do 12º EAEPe, localizando as(os) participantes sobre as
temáticas que serão abordadas ao longo do encontro.
Mesa de
Abertura: Apresentação do tema, introduzindo a discussão.
Plenária
Inicial: Votação do Regimento Interno do 12º EAEPe, estabelecendo as regras de
convivência do encontro.
Mesas redondas: Apresentação
de um ou mais tema do EAEPe, em que palestrantes introduzem a discussão.
Ocorrerão três mesas redondas: 1. Campos de atuação do pedagogo diante das
diretrizes; 2. Avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano
Estadual de Educação (PEE); 3. Análise do Movimento Estudantil de Pedagogia.
Grupo de Trabalho: é
coordenado por uma pessoa de “mesa”, que anota as inscrições de quem intervir.
Outra pessoa faz a relatoria da atividade por escrito, de modo a sistematizar
as propostas para Plenária Final. O GT tem um tema de discussão e é o espaço em
que serão encaminhadas propostas que irão ser votadas na Plenária Final do
EAEPe, além do debate de ideias. O 12º EAEPe terá três temáticas para
discussão, sendo eles: 1. Movimento Estudantil; 2.Regulamentação da Profissão
do Pedagogo; 3. Gênero e Sexualidade, além de quatro grupos para discussão do
estatuto.
Apresentação
de Trabalhos: momento onde serão socializadas as produções
acadêmicas de diversos locais do estado, dentro dos eixos temáticos do 12º EAEPe.
As modalidades para apresentação de trabalhos são: Comunicação Oral e Oficina.
Atividades
Artístico-Culturais: Propostas que visam a interação dos
participantes.
Plenária
Final (criação da Executiva Alagoana dos Estudantes de Pedagogia e aprovação do
Plano de Lutas): Última atividade do EAEPe, concentra as propostas
levantadas nos GT’s e sistematizadas pela Coordenação do Encontro para compor
as lutas da ExAEPe. Portanto, é o espaço em que os estudantes disputam o que
consideram pertinente constar nas atividades da ExAEPe até o próximo Encontro Alagoano.
Nesta plenária é votada a sede do Encontro em 2013, assim como também a criação
da nova ExAEPe e seu estatuto.
- Coordenações
Para o desenvolvimento das
atividades propostas, o CAPed formará uma Comissão
Organizadora a qual estará dividida em nove coordenações, sendo estas: 1. Coordenação Geral; 2. Coordenação de
Intra-Estrutura; 3. Coordenação Financeira; 4. Coordenação Científica; 5.
Coordenação de Comunicação; 6. Coordenação de credenciamento; 7. Coordenação de
Alimentação; 8. Coordenação Artístico-Cultural; 9. Coordenação de Segurança.
Toda organização de encontros estudantis, desde início até seu término,
ou seja, desde a construção do projeto até a prestação de contas na primeira
reunião da ExAEPe após a plenária final, depende do trabalho das Coordenações.
Sendo assim, para efeito de melhor organização e esclarecimentos, segue abaixo
a relação de tarefas de cada Coordenação do 12º EAEPe:
9.1 Coordenação
Geral
Coordenar, supervisionar e organizar as
atividades do encontro;
Elaborar e executar projeto do Encontro;
Articular reuniões com os/as membros de cada
coordenação e com as delegações;
Elaborar os ofícios necessários a serem
encaminhados;
Promover intercâmbio e facilitar a
comunicação entre as outras coordenações;
Incentivar a participação em massa dos estudantes
na construção do EAEPe 2012;
Sistematizar as informações do evento em
quadro de avisos permanente da organização;
Monitorar as inscrições e credenciamento;
Prestar assistência total as demais
coordenações;
Fazer o translado das(os) Palestrantes e estar
atento a demais necessidades deles;
Organizar o andamento das atividades do EAEPe 2012;
Informar para as(os) estudantes possíveis atrasos
ou mudanças na programação.
9.2 Coordenação
de Infra- Estrutura
Providenciar salas para o alojamento das
delegações de outras cidades;
Providenciar kit de primeiros socorros;
Providenciar espaços para as palestras,
apresentação de trabalhos, oficinas e plenária final.
Estruturação de chuveiros e mapeamento dos
banheiros disponíveis;
Preparar o auditório para as Mesas Redondas e
Plenárias;
Preparar as salas para as apresentações de
trabalhos, oficinas e para os grupos de trabalho;
Levantar orçamentos de empresas de limpeza;
Fiscalizar a limpeza nas dependências do EAEPe
2012;
Cuidar da ornamentação e sinalização dos locais
onde serão realizadas as atividades do EAEPe 2012;
Providenciar materiais de consumo;
Cuidar dos equipamentos de multimídia a serem
utilizados no EAEPe 2012.
9.3 Coordenação
Financeira
Trabalhar com toda movimentação financeira do
EAEPe, organizando e distribuindo recursos financeiros, notas fiscais, recibos
e contratos estabelecidos;
Aprovar e reprovar atividades de outras
Coordenações que dependam de recursos financeiros, por ter ciência das entradas
e saídas de capita do encontro;
Orçar o material do encontro: bolsa temática,
bloco de anotações, caneta, crachá, informativos;
Buscar patrocínios, preferencialmente com
instituições de educação;
Recolher taxa de inscrição;
Fazer prestação de contas.
9.4 Coordenação
Científica
Elaboração
de normas técnicas para submissão de trabalhos;
Avaliação
dos trabalhos a serem apresentados;
Cuidar
para que os prazos estabelecidos no Edital dos trabalhos sejam cumpridos;
Resolver
quaisquer problemas que surgirem com os/as autores/as de trabalhos;
Organizar
a apresentação dos trabalhos antes e durante o Encontro;
Fazer
entrega dos certificados dos/as autores/as de trabalho;
Pesquisar
produções das(os) palestrantes do EAEPe 2012 para serem disponibilizados no
blog anteriormente;
Sistematizar
digitalmente as propostas encaminhadas por escrito nos Grupos de Trabalho para
Plenária Final.
9.5 Coordenação
de Comunicação
Coordenar a comunicação e divulgação do
evento;
Criar o blog do EAEPe 2012 e fazer constantemente a
sua manutenção;
Divulgar todos os documentos e informes pertinente
ao 12º EAEPe, principalmente por email e no blog do encontro;
Administrar a lista de email da coordenação do
EAEPe 2012;
Repassar todas as informações referentes às fichas
de inscrição online para Coordenação de Credenciamento;
Criar material de divulgação impresso e em meio
digital;
Organizar a passagem em salas nas faculdades de
Pedagogia da cidade;
Entrar em contato com cursos de Pedagogia de outras
cidades do estado, para informar sobre o EAEPe 2012;
Articular a coordenação do EAEPEe 2012 com as
delegações de outras cidades do estado;
Providenciar equipamentos que possibilitem
uma cobertura jornalística durante o evento.
9.6 Coordenação
de Credenciamento
Formular a ficha de inscrição do encontro;
Credenciar as delegações no primeiro dia do
encontro;
Entregar o material do encontro: bolsa
temática, bloco de anotações, caneta, crachá, informativos e regimento;
Formular o crachá de votação da plenária final
em cores distintas para votantes e não votantes;
Formular e entregar o certificado de
participação;
Controle da Freqüência.
9.7 Coordenação
de Alimentação
Providenciar alimentação no local do encontro;
Pensar num cardápio saudável, balanceado e também
em opções para os vegetarianos;
Fiscalizar as condições de higiene onde serão
preparadas as refeições.
9.8 Coordenação
Artístico-Cultural
Articular atividades artísticas variadas como
dança, teatro e exposições;
Listar e disponibilizar equipamentos
necessários para o desenvolvimento das atividades culturais;
Organizar os grupos culturais que se
apresentarão durante o encontro;
Organizar barraquinhas de comida e bebida;
Coordenar espaços para a comercialização de
livros, revistas, artigos culturais, etc;
Articular a festa do dia 30/04 segunda.
9.9 Coordenação de Segurança
Impossibilitar a entrada de pessoas não
credenciadas nos alojamentos;
Fiscalizar o trabalho de ronda dos seguranças nos
alojamentos;
Elaborar um informativo com dicas de segurança do
EAEPe 2012;
Fiscalizar as condições prediais, tais como
infiltrações, no local do encontro.
- Cronograma de atividades
11/11/2011
a 12/03/2012
v Elaboração
do projeto do 12º EAEPe.
13/03/2012
v Aprovação
do projeto do 12º EAEPe;
v Distribuição das tarefas entre a comissão
organizadora.
19/03/2012
v Divulgação
e início das inscrições para o 12º EAEPe
- Inscrições
As modalidades e períodos de
inscrição estão descritas no quadro abaixo:
Modalidades
|
Até
|
De
|
Participante SEM Alojamento/ SEM alimentação
|
R$ 20,00
|
R$ 25,00
|
Participante SEM Alojamento/ COM alimentação parcial (almoço + jantar)
|
R$ 40,00
|
----------
|
Participante COM Alojamento/ COM Alimentação total (desjejum + almoço + jantar)
|
R$ 50,00
|
----------
|
12.1O
participante deverá efetuar o pagamento (via depósito ou transferência
identificado), equivalente à modalidade escolhida e a sua categoria (sem
alimentação, com alimentação parcial, com alimentação total/alojamento). Dados
bancários para efetuação do pagamento: Caixa Econômica Federal - Agência 2761 –
Operação 013 - Conta 3629-9 - Nome dos titulares: 1. Johnes Steffanny M dos
Santos; 2. Miriely Silva dos Santos. (Não serão aceitos depósitos realizados
em caixas eletrônicos). Observações:
12.1.1
Os
pagamentos que não respeitarem os valores referentes às modalidades e às datas
estabelecidas no calendário do evento, serão desconsiderados para efeitos de
inscrição e não serão devolvidos em hipótese alguma.
12.1.2
A taxa de inscrição do candidato que seu
trabalho NÃO FOI ACEITO, NÃO SERÁ DEVOLVIDO EM HIPÓTESE ALGUMA.
- EXTRAS
14.1É INDISPENSÁVEL que as pessoas que já pagaram tragam seus comprovantes
ORIGINAIS de depósito. NÃO SERÃO ACEITAS CÓPIAS.
14.2TOD@S que forem estudantes de Pedagogia devem trazer comprovantes de matrícula
e RG. O encontro é deliberativo, e somente podem votar os estudantes de
Pedagogia, embora pessoas de outros cursos possam participar das atividades.
- Contatos da Organização do
XII EAEPe
E-mail de contato
|
eaepe2012@gmail.com
|
Blog
|
Eaepe.blogspot.com
|
Chat da Pedagogia no MSN
|
Adicionar como contato no MSN
eaepe2012@live.com
|
Contato das Coordenações do XII
EAEPe
|
Jhones: (82) 9308-6594 (claro)
(82) 8898-1376 (oi)
Larissa: (82) 8848-5694 (oi)
(82) 9655-0141 (tim)
|
- PROGRAMAÇÃO
Dia
28/04/2012 – Sábado:
08h às 18h: Credenciamento
15h às 15h30min: Solenidade
de Abertura
15h30min às 16h: Mesa de Abertura
16h às 17h30min: Plenária
Inicial
19h às 20h30min: Mesa 1 – Campos de atuação do Pedagogo diante das
diretrizes curriculares do curso de pedagogia.
20h30min: Cultural
Dia
29/04/2012 – Domingo:
8h30min às 11h30min: Comunicação
Oral
14h às 17h: Oficinas
19h às 20h30min: Mesa 2 – Avaliação do Plano Nacional de Educação
(PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE).
20h30min: Cultural
Dia
30/04/2012 – Segunda-feira:
8h30min às 11h: Mesa 3 – Análise do Movimento Estudantil de
Pedagogia
14h às 17h: Grupos de Trabalho
– GT’s
19h às 20h30min: Grupos de Trabalho
– GT’s
20h30min: Festa
Dia
01/05/2012 – Terça-feira:
9h às 12h: Plenária Final –
Parte 1: Sistematização dos GT’s (Aprovação do Plano de Lutas)
13h30min às 15h: Plenária
Final – Parte 2: Aprovação do Estatuto; Formação da ExEPe; Votação da próxima
sede.
15h: Adeus Pedagógico
- Referêcias
BRASIL, Resolução CNE/CP 1)2006.
Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Curso de Pedagogia. Diário Oficial da União, 15/05/2006.
Regulamentação
para a profissão do pedagogo. Disponível em: http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/articule.php?storyid=66.
Acessado em: 08/02/2012.
LIBANÊO, José Carlos;
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de
profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação
& Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 239-277, dez. 1999.
SÁ, Arnaldo Farias de.
Congresso Nacional. Substitutivo ao projeto de lei nº 4.746 de
1998. Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Relatoria de Átila Lira, 19
de agosto de 2004.
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