PROJETO XII EAEPe


  

PROJETO OFICIAL
XII Encontro Alagoano dos Estudantes de Pedagogia - EAEPe











A Regulamentação da Profissão do Pedagogo

Universidade Federal de Alagoas
28 de abril a 01 de maio de 2012












Maceió
2012
SUMÁRIO

1.            Apresentação

2.            Justificativa

2.1         O caráter do Encontro
2.2         O caráter do Tema

3.            Objetivo

3.1         Objetivo Geral
3.2         Objetivos Específicos

4.            Eixos temáticos

5.            Público Alvo

6.            Metodologia

7.            Coordenações

7.1         Coordenação Geral

7.2         Coordenação de Infra- Estrutura

7.3         Coordenação Financeira

7.4         Coordenação Científica

7.5         Coordenação de Comunicação

7.6         Coordenação de Credenciamento

7.7         Coordenação de Alimentação

7.8         Coordenação Artístico/Cultural

7.9         Coordenação de Segurança

8.            Cronograma de atividades

9.            Inscrições

10.         Extras

11.         Contatos da Organização do XIII EAEPe

12.         Programação

13.         Referências


  1. Apresentação

O Encontro Alagoano dos Estudantes de Pedagogia – EAEPe deve ser realizado anualmente pela Executiva  Alagoana de Estudantes de Pedagogia em conjunto com entidades que representam os estudantes do curso como CA’s e DA’s, e instituições que ofertam o curso em todo o estado de Alagoas como a Universidade Federal de Alagoas - UFAL, a Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, bem como Instituições Superiores privadas  como CESMAC, Raimundo Marinho, FACIMA, Maurício de Nassau, entre outras.  
A Executiva Alagoana dos Estudantes de Pedagogia – ExAEPe é a entidade de representação das/os estudantes de Pedagogia de Alagoas. Dentre os organismos deliberativos da Executiva Estadual, o EAEPe é a maior instância, por ocorrer durante sua realização às eleições para a composição da próxima gestão de coordenação, além de eleger os representantes do estado de Alagoas na Executiva Nacional de Pedagogia - ExNEPe.
Após seis anos sem Executiva e sem Encontro Estadual, a Gestão Motivação - 2011/2012 do Centro Acadêmico Paulo Freire – CAPed/UFAL entende a importância de reparar essa ausência ou lacuna de representação política e de fortalecer nosso papel dentro do movimento estudantil, dando continuidade a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Finalmente, em Abril/Maio de 2012, na sua 12° edição, o encontro será sediado na cidade de Maceió com a temática: “A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO”, com organização do Centro Acadêmico Paulo Freire – CAPed/UFAL e contará  com o apoio do Centro de Educação – CEDU/UFAL, bem como da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
Durante o evento, pretende-se discutir sobre a profissão do pedagogo, a criação dos Conselhos Regionais de Pedagogia, os planos nacional e estadual de educação, os campos de atuação do pedagogo, bem como as maneiras de atuação dos estudantes do curso no estado de Alagoas diante da situação atual da educação e como poderemos contribuir para tal discussão.
O encontro será sediado na Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões no município de Maceió, no período de 28 de abril a 01 de maio de 2012.


  1. Justificativa

4.1 Caráter do Encontro

O XIII Encontro Alagoano de Estudantes de Pedagogia – EAEPe – reunirá os estudantes de pedagogia de todo o estado de Alagoas, além de observadores e participantes de outros cursos e áreas.
O Encontro se configura como um espaço de grandes potencialidades para troca de saberes e experiências diversas, para o fortalecimento da luta do Movimento Estudantil de Pedagogia em Alagoas, para ampliação da consciência de classe e papel social enquanto pedagogo. É também uma ótima oportunidade de conhecer as diversas realidades educacionais do nosso estado.
O XIII Encontro Alagoano de Estudantes de Pedagogia tem caráter estatutário, sendo este o espaço onde será votado e aprovado o estatuto da Executiva Alagoana de Estudantes de Pedagogia e seus membros, bem como as bandeiras de luta dos estudantes de pedagogia do nosso estado.

4.2 Caráter do Tema

            Trazemos como tema “A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO” por entender que se faz necessário ainda propormos uma discussão sobre a identidade do PEDAGOGO em relação aos profissionais escolares, fazendo assim a diferenciação entre PEDAGOGIA e DOCÊNCIA ESCOLAR e EDUCAÇÃO e ENSINO ESCOLAR.
            O espaço de Educação e do Pedagogo é muito maior que a escola, perpassando pela família, comunidade, etc., porém lamentavelmente a LDB, que seria as diretrizes e bases da Educação Nacional torna-se a Lei de diretrizes e bases do Sistema de Ensino Escolar Nacional.
            A ação não-escolar do Pedagogo, e até mesmo a ação escolar com a complexidade que a contemporaneidade exige, já não permite mais que uma simples formação em licenciatura, para a ação docente escolar o qualifique a atuar com qualidade no exercício profissional da Educação (seja nas funções de docência, gestão e pesquisa ou qualquer outra que se faça necessária).
            Educar já não é mais um ato nato ou de sacerdócio e tampouco mero ensino por meio de transmissão de conhecimento que presume aprendizagem. Educar é um ato complexo, técnico, metodológico e que exige profissional habilitado, capacitado, qualificado e dotado de habilidades e potencialidades básicas para que efetivamente ele aconteça.
            Assim, diante da importância da educação no Processo de Desenvolvimento Humano e também de Desenvolvimento Social, Político e Econômico é que buscam regulamentar a profissão de PEDAGOGO, a fim de organizar com qualidade os Sistemas Escolares de formação deste profissional e exercer uma fiscalização adequada para que o exercício profissional no âmbito educacional, desse profissional seja de qualidade e acima de tudo dentro das bases Éticas exigíveis a quem conduz processos educativo-formativos com implicações muito amplas e complexas na vida humana e na construção social dos aspectos de justiça social e bem comum.
            Propomos então uma discussão que perpasse pelo substitutivo da Comissão de Educação Cultura e Desporto ao projeto de lei nº 4.746, de 1998, de autoria do então deputado Arnaldo Farias de Sá, este projeto pretende regulamentar o exercício da profissão do Pedagogo, para tanto, estabelece a formação necessária ao exercício da profissão e as atividades que são da competência privativa do pedagogo nas instituições de ensino e em outros espaços educativos. Torna obrigatória a inclusão de um pedagogo nas equipes governamentais encarregadas da elaboração e execução de planos, estudos, programas e projetos educacionais.
Determina que as empresas de prestação de serviços educacionais mantenham um pedagogo como responsável técnico. Define os regimes de trabalho em que o pedagogo poderá exercer suas atividades e, finalmente, anuncia a criação, “dentro do prazo legal” de Conselho Federal e Conselhos Regionais de Pedagogia.
            Segundo o relator Átila Lira, a regulamentação da profissão é importante e necessária para “oferecer a sociedade instrumentos para controlar a qualidade do exercício da profissão e exigir o cumprimento dos deveres e direitos dos profissionais”[1]. Afirma ainda que a LDB é clara quanto à formação, às competências e responsabilidades dos pedagogos para o exercício de suas atividades no âmbito da educação. Em seu artigo 64 estabelece que:
A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida nesta formação a base comum nacional.

Além disso, destaca o papel deste profissional:
“Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...);
III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; (...).
Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I – elaborar e executar sua proposta pedagógica; (...).
Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
I – participar da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; (...).
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Art.15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica (...).

            Segundo o relator a controversa se dá na regulamentação da profissão, pois, de um lado, os defensores da regulamentação da profissão de pedagogo propõem a definição da formação e das competências requeridas, e a criação e definição de regras para funcionamento de um órgão de fiscalização e controle do exercício profissional. De outro lado, está a posição daqueles que argumentam que a profissão já está regulamentada nas leis educacionais, sendo o controle do exercício da profissão realizado pelos órgãos públicos encarregados da área de educação em âmbito municipal, estadual e federal, sendo dispensada a criação de novos órgãos e instâncias para esta finalidade, inclusive pelo risco de burocratização e corporativismo daí decorrentes.
            Dessa forma o substitutivo reafirma a formação e as atividades a serem desenvolvidas pelos pedagogos de acordo com a LDB, eximindo a criação dos conselhos por entender que a atividade está regulamentada pelas leis educacionais.
            Dentro desse tema há a intenção de conhecer o espaço da docência em meio aos saberes teóricos que atrelam a base científica da formação do pedagogo na universidade, reproduzindo e atribuindo implicações enfáticas a este profissional apenas no campo da docência, camuflando os diversos segmentos de atuação do pedagogo, como as empresas, o campo, o hospital, dentre outros.
            Os cursos de formação superior devem oferecer condições para formação destes futuros profissionais, buscando atender as pluralidades que envolvem o exercício dessa profissão, quer seja em espaços escolares e não-escolares. Nesse continum, concordamos com LIBÂNEO e PIMENTA (1999), que o curso de Pedagogia-Licenciatura contemple uma
 “[...] formação teórica, científica e técnica para interessados no aprofundamento da teoria e da pesquisa pedagógica e no exercício de atividades pedagógicas específicas (planejamento de políticas educacionais, gestão do sistema de ensino e das escolas, assistência pedagógico-didática a professores e alunos, avaliação educacional, pedagogia empresarial, animação cultural, produção e comunicação nas mídias.” (LIBÂNEO e PIMENTA, 1999, p.256-257).
           
Neste sentido, XIII o Encontro Alagoano de Estudantes de Pedagogia (XIII EAEPE), abordará esta temática de forma dialógica, sendo este um canal para discussões abertas e produtivas entre os participantes do evento, a fim de elucidar, debater e difundir suas considerações, situando e sintetizando concepções e análises referentes a Regulamentação da profissão do Pedagogo(a) no estado de Alagoas e suas (des)associações do âmbito nacional.

  1. Objetivos

5.1  Objetivo Geral

Promover um amplo espaço para discutir e refletir, de forma propositiva, sobre a regulamentação da profissão do pedagogo e sua formação, bem como fortalecer o movimento estudantil da Pedagogia e reorganizar a Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia, organizando nossas bandeiras de luta.

5.2  Objetivos Específicos

·         Reunir estudantes e profissionais da área de Educação do Estado de Alagoas;
·         Discutir a regulamentação da profissão do pedagogo;
·         Discutir as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia;
·         Avaliar os Planos do governo para a Educação;
·         Promover vivências entre discentes, profissionais da educação e a comunidade em geral;
·         Socialização de trabalhos científicos desenvolvidos nas Universidades e Faculdades do Estado de Alagoas;
·         Buscar a integração entre universidade, instituições superiores, a fim de fortalecer a política do MEPe em nosso Estado.
·         Debater e aprovar um Plano de Lutas do Movimento Estudantil de Pedagogia do estado;
·         Reestruturar e reorganizar a ExAEPe (Executiva Alagoana dos Estudantes de Pedagogia).

4.    Eixos Temáticos

I – (De) Formação da identidade do Pedagogo

II – Relação entre Educação e Estado

III – Educação e Trabalho

IV – Educação formal, não-formal e informal


5.    Público Alvo

Estudantes do curso de Pedagogia das instituições de Educação Superior do Estado de Alagoas; profissionais da área de educação; comunidade acadêmica local e estadual.

  1. Metodologia

Dentro da programação do Encontro planejamos mesas redondas, grupos de trabalho, apresentação de trabalhos, oficinas e atividades culturais.

Credenciamento: registro dos inscritos no 12º EAEPe, para que possam pegar o material do encontro e ter acesso ao alojamento.

Solenidade de Abertura: Agradecimentos aos parceiros que ajudaram na construção do Encontro, com apresentação dos membros da organização. Introdução do tema central do 12º EAEPe, localizando as(os) participantes sobre as temáticas que serão abordadas ao longo do encontro.

Mesa de Abertura: Apresentação do tema, introduzindo a discussão.

Plenária Inicial: Votação do Regimento Interno do 12º EAEPe, estabelecendo as regras de convivência do encontro.

Mesas redondas: Apresentação de um ou mais tema do EAEPe, em que palestrantes introduzem a discussão. Ocorrerão três mesas redondas: 1. Campos de atuação do pedagogo diante das diretrizes; 2. Avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE); 3. Análise do Movimento Estudantil de Pedagogia.

Grupo de Trabalho: é coordenado por uma pessoa de “mesa”, que anota as inscrições de quem intervir. Outra pessoa faz a relatoria da atividade por escrito, de modo a sistematizar as propostas para Plenária Final. O GT tem um tema de discussão e é o espaço em que serão encaminhadas propostas que irão ser votadas na Plenária Final do EAEPe, além do debate de ideias. O 12º EAEPe terá três temáticas para discussão, sendo eles: 1. Movimento Estudantil; 2.Regulamentação da Profissão do Pedagogo; 3. Gênero e Sexualidade, além de quatro grupos para discussão do estatuto.

Apresentação de Trabalhos: momento onde serão socializadas as produções acadêmicas de diversos locais do estado, dentro dos eixos temáticos do 12º EAEPe. As modalidades para apresentação de trabalhos são: Comunicação Oral e Oficina.

Atividades Artístico-Culturais: Propostas que visam a interação dos participantes.

Plenária Final (criação da Executiva Alagoana dos Estudantes de Pedagogia e aprovação do Plano de Lutas): Última atividade do EAEPe, concentra as propostas levantadas nos GT’s e sistematizadas pela Coordenação do Encontro para compor as lutas da ExAEPe. Portanto, é o espaço em que os estudantes disputam o que consideram pertinente constar nas atividades da ExAEPe até o próximo Encontro Alagoano. Nesta plenária é votada a sede do Encontro em 2013, assim como também a criação da nova ExAEPe e seu estatuto.

  1. Coordenações

Para o desenvolvimento das atividades propostas, o CAPed formará uma Comissão Organizadora a qual estará dividida em nove coordenações, sendo estas: 1. Coordenação Geral; 2. Coordenação de Intra-Estrutura; 3. Coordenação Financeira; 4. Coordenação Científica; 5. Coordenação de Comunicação; 6. Coordenação de credenciamento; 7. Coordenação de Alimentação; 8. Coordenação Artístico-Cultural; 9. Coordenação de Segurança.
            Toda organização de encontros estudantis, desde início até seu término, ou seja, desde a construção do projeto até a prestação de contas na primeira reunião da ExAEPe após a plenária final, depende do trabalho das Coordenações. Sendo assim, para efeito de melhor organização e esclarecimentos, segue abaixo a relação de tarefas de cada Coordenação do 12º EAEPe:

9.1  Coordenação Geral

*        Coordenar, supervisionar e organizar as atividades do encontro;
*        Elaborar e executar projeto do Encontro;
*        Articular reuniões com os/as membros de cada coordenação e com as delegações;
*        Elaborar os ofícios necessários a serem encaminhados;
*        Promover intercâmbio e facilitar a comunicação entre as outras coordenações;
*        Incentivar a participação em massa dos estudantes na construção do EAEPe 2012;
*        Sistematizar as informações do evento em quadro de avisos permanente da organização;
*        Monitorar as inscrições e credenciamento;
*        Prestar assistência total as demais coordenações;
*        Fazer o translado das(os) Palestrantes e estar atento a demais necessidades deles;
*        Organizar o andamento das atividades do EAEPe 2012;
*        Informar para as(os) estudantes possíveis atrasos ou mudanças na programação.

9.2  Coordenação de Infra- Estrutura

*        Providenciar salas para o alojamento das delegações de outras cidades;
*        Providenciar kit de primeiros socorros;
*        Providenciar espaços para as palestras, apresentação de trabalhos, oficinas e plenária final.
*        Estruturação de chuveiros e mapeamento dos banheiros disponíveis;
*        Preparar o auditório para as Mesas Redondas e Plenárias;
*        Preparar as salas para as apresentações de trabalhos, oficinas e para os grupos de trabalho;
*        Levantar orçamentos de empresas de limpeza;
*        Fiscalizar a limpeza nas dependências do EAEPe 2012;
*        Cuidar da ornamentação e sinalização dos locais onde serão realizadas as atividades do EAEPe 2012;
*        Providenciar materiais de consumo;
*        Cuidar dos equipamentos de multimídia a serem utilizados no EAEPe 2012.

9.3  Coordenação Financeira

*        Trabalhar com toda movimentação financeira do EAEPe, organizando e distribuindo recursos financeiros, notas fiscais, recibos e contratos estabelecidos;
*        Aprovar e reprovar atividades de outras Coordenações que dependam de recursos financeiros, por ter ciência das entradas e saídas de capita do encontro;
*        Orçar o material do encontro: bolsa temática, bloco de anotações, caneta, crachá, informativos;
*        Buscar patrocínios, preferencialmente com instituições de educação;
*        Recolher taxa de inscrição;
*        Fazer prestação de contas.

9.4  Coordenação Científica

*   Elaboração de normas técnicas para submissão de trabalhos;
*   Avaliação dos trabalhos a serem apresentados;
*   Cuidar para que os prazos estabelecidos no Edital dos trabalhos sejam cumpridos;
*   Resolver quaisquer problemas que surgirem com os/as autores/as de trabalhos;
*   Organizar a apresentação dos trabalhos antes e durante o Encontro;
*   Fazer entrega dos certificados dos/as autores/as de trabalho;
*   Pesquisar produções das(os) palestrantes do EAEPe 2012 para serem disponibilizados no blog anteriormente;
*   Sistematizar digitalmente as propostas encaminhadas por escrito nos Grupos de Trabalho para Plenária Final.

9.5  Coordenação de Comunicação

*        Coordenar a comunicação e divulgação do evento;
*        Criar o blog do EAEPe 2012 e fazer constantemente a sua manutenção;
*        Divulgar todos os documentos e informes pertinente ao 12º EAEPe, principalmente por email e no blog do encontro;
*        Administrar a lista de email da coordenação do EAEPe 2012;
*        Repassar todas as informações referentes às fichas de inscrição online para Coordenação de Credenciamento;
*        Criar material de divulgação impresso e em meio digital;
*        Organizar a passagem em salas nas faculdades de Pedagogia da cidade;
*        Entrar em contato com cursos de Pedagogia de outras cidades do estado, para informar sobre o EAEPe 2012;
*        Articular a coordenação do EAEPEe 2012 com as delegações de outras cidades do estado;
*        Providenciar equipamentos que possibilitem uma cobertura jornalística durante o evento.

9.6  Coordenação de Credenciamento

*        Formular a ficha de inscrição do encontro;
*        Credenciar as delegações no primeiro dia do encontro;
*        Entregar o material do encontro: bolsa temática, bloco de anotações, caneta, crachá, informativos e regimento;
*         Formular o crachá de votação da plenária final em cores distintas para votantes e não votantes;
*         Formular e entregar o certificado de participação;
*        Controle da Freqüência.

9.7  Coordenação de Alimentação

*        Providenciar alimentação no local do encontro;
*        Pensar num cardápio saudável, balanceado e também em opções para os vegetarianos;
*        Fiscalizar as condições de higiene onde serão preparadas as refeições. 


9.8  Coordenação Artístico-Cultural
                                                                    
*      Articular atividades artísticas variadas como dança, teatro e exposições;
*      Listar e disponibilizar equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades culturais;
*      Organizar os grupos culturais que se apresentarão durante o encontro;
*      Organizar barraquinhas de comida e bebida;
*      Coordenar espaços para a comercialização de livros, revistas, artigos culturais, etc;
*      Articular a festa do dia 30/04 segunda.

9.9 Coordenação de Segurança

*            Impossibilitar a entrada de pessoas não credenciadas nos alojamentos;
*            Fiscalizar o trabalho de ronda dos seguranças nos alojamentos;
*            Elaborar um informativo com dicas de segurança do EAEPe 2012;
*            Fiscalizar as condições prediais, tais como infiltrações, no local do encontro.

  1.  Cronograma de atividades

11/11/2011 a 12/03/2012
v  Elaboração do projeto do 12º EAEPe.
            13/03/2012
v  Aprovação do projeto do 12º EAEPe;
v  Distribuição das tarefas entre a comissão organizadora.
            19/03/2012
v  Divulgação e início das inscrições para o 12º EAEPe

  1. Inscrições

As modalidades e períodos de inscrição estão descritas no quadro abaixo:

Modalidades
Até
De
Participante SEM Alojamento/ SEM alimentação
R$ 20,00
R$ 25,00
Participante SEM Alojamento/ COM alimentação parcial (almoço + jantar)
R$ 40,00
----------
Participante COM Alojamento/ COM Alimentação total (desjejum + almoço + jantar)
R$ 50,00
----------

12.1O participante deverá efetuar o pagamento (via depósito ou transferência identificado), equivalente à modalidade escolhida e a sua categoria (sem alimentação, com alimentação parcial, com alimentação total/alojamento). Dados bancários para efetuação do pagamento: Caixa Econômica Federal - Agência 2761 – Operação 013 - Conta 3629-9 - Nome dos titulares: 1. Johnes Steffanny M dos Santos; 2. Miriely Silva dos Santos. (Não serão aceitos depósitos realizados em caixas eletrônicos). Observações:
12.1.1  Os pagamentos que não respeitarem os valores referentes às modalidades e às datas estabelecidas no calendário do evento, serão desconsiderados para efeitos de inscrição e não serão devolvidos em hipótese alguma.
12.1.2   A taxa de inscrição do candidato que seu trabalho NÃO FOI ACEITO, NÃO SERÁ DEVOLVIDO EM HIPÓTESE ALGUMA.

  1. EXTRAS

14.1É INDISPENSÁVEL que as pessoas que já pagaram tragam seus comprovantes ORIGINAIS de depósito. NÃO SERÃO ACEITAS CÓPIAS.
14.2TOD@S que forem estudantes de Pedagogia devem trazer comprovantes de matrícula e RG. O encontro é deliberativo, e somente podem votar os estudantes de Pedagogia, embora pessoas de outros cursos possam participar das atividades.

  1. Contatos da Organização do XII EAEPe

E-mail de contato
eaepe2012@gmail.com
Blog
Eaepe.blogspot.com
Chat da Pedagogia no MSN
Adicionar como contato no MSN
eaepe2012@live.com
Contato das Coordenações do XII EAEPe
Jhones: (82) 9308-6594 (claro)
              (82) 8898-1376 (oi)
Larissa: (82) 8848-5694 (oi)
              (82) 9655-0141 (tim)

  1. PROGRAMAÇÃO

Dia 28/04/2012 – Sábado:

08h às 18h: Credenciamento

15h às 15h30min: Solenidade de Abertura

15h30min às 16h: Mesa de Abertura

16h às 17h30min: Plenária Inicial

19h às 20h30min: Mesa 1 – Campos de atuação do Pedagogo diante das diretrizes curriculares do curso de pedagogia.

20h30min: Cultural

Dia 29/04/2012 – Domingo:

8h30min às 11h30min: Comunicação Oral

14h às 17h: Oficinas

19h às 20h30min: Mesa 2 – Avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE).

20h30min: Cultural

Dia 30/04/2012 – Segunda-feira:

8h30min às 11h: Mesa 3 – Análise do Movimento Estudantil de Pedagogia

14h às 17h: Grupos de Trabalho – GT’s

19h às 20h30min: Grupos de Trabalho – GT’s

20h30min: Festa

Dia 01/05/2012 – Terça-feira:

9h às 12h: Plenária Final – Parte 1: Sistematização dos GT’s (Aprovação do Plano de Lutas)

13h30min às 15h: Plenária Final – Parte 2: Aprovação do Estatuto; Formação da ExEPe; Votação da próxima sede.

15h: Adeus Pedagógico

  1.  Referêcias

BRASIL, Resolução CNE/CP 1)2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial da União, 15/05/2006.

Regulamentação para a profissão do pedagogo. Disponível em: http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/articule.php?storyid=66. Acessado em: 08/02/2012.

LIBANÊO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 239-277, dez. 1999.

SÁ, Arnaldo Farias de. Congresso Nacional.  Substitutivo ao projeto de lei nº 4.746 de 1998. Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Relatoria de Átila Lira, 19 de agosto de 2004.


[1][1] Parecer sobre o Projeto de Lei Nº 4.746, de 1998 da Comissão de Educação e Cultura.

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